Permesso di Soggiorno: a saga

Ainda no Brasil, fui informada pela PoliMi que eu teria apenas 8 dias para dar entrada em meu Permesso, que é a permissão italiana para morar aqui. No segundo dia, fui tentar resolver logo isso, fui a Posta Italiana e retirei os documentos para dar entrada no mesmo. Tive alguns problemas ao descobrir que o meu IB2 não servia como seguro, tão pouco, o seguro que havia feito pelo Itaú, e tive que fazer o INA Assitalia. O Pacote que se retira para o Permesso vem com 2 modelos de formulários, 1 e 2, e as instruções para preenche-lo.

Para o Permesso di Soggiorno per motivi di studi (estudantes), o formulário a ser preenchido é o Modelo 1. Outro problema que encontrei, foi que no mês de agosto 80% das lojas se encontram fechadas, e juntamente com o formulário, eu deveria entregar a cópia de alguns documentos. Não encontrei nenhuma loja que tirasse cópia, mas por sorte em uma loja de outra categoria, um rapaz se ofereceu pra tirar as cópias que eu precisava. Aconselho então, que quem venha para Itália no mês de agosto, já venha com as seguintes cópias:

1) Todas as folhas do passaporte;

2) Codice Fiscale (este é entrego no Consulado Italiano no Brasil ao requisitar o visto);

3) Carta da Universidade carimbada pelo Consulado Italiano no Brasil.

Além das cópias acima, também deverá ser enviado juntamente com o formulário, um comprovante de seguro. Como comprovante, enviei uma das vias do pagamento do INA. Na Posta Italiana, apesar do informativo dizendo que eu deveria entregar cópias de todas as folhas do meu passaporte, o atendente requisitou apenas a primeira página e página de visto, mas é bom estar munido de cópias de todas as folhas deste documento. Em uma tabacaria, você deverá comprar uma “marca da bollo” e deverá colá-la no local indicado na primeira página do formulário.

Marca da Bollo

Selo que deverá ser comprado em uma tabacaria e colado no formulário de Permesso.

Se o seu Permesso é para estudante, e essa é a primeira vez que requisita o mesmo, apenas as 3 primeiras páginas do Modelo 1 deverão ser preenchidas. No momento em que for postar, também na Posta Italiana, o atendente lhe entregará um documento com a data e local que deverá se apresentar a Questura (smilar a Polícia Civil italiana), para a entrevista. No meu caso, postei hoje e deverei me apresentar no dia 12 de setembro.

Caso ainda tenha dúvidas para preencher o formulário, você pode ver o passo-a-passo postado no blog Viajando nas Amplitudes.

Para dar entrada no Permesso, gastei: 107,50 euros pelo Permesso de 1 ano, 30 euros pela postagem, mais 17 euros da Marca da Bollo (o valor aumentou).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s