O que vestir? Veja o Dress Code do Casual ao White Tie.

Esses dias, cinco horas da manhã aqui na Itália, e recebo uma mensagem por Facebook de um amigo me pedindo ajuda. Ele irá para um restaurante em Dubai que aponta qual traje deve ser utilizado, no caso “Smart Casual”, e não sabia o que vestir.

Para acabar com todas as dúvidas quanto ao traje, resolvi escrever o post de hoje explicando cada um, e apontando o que deve ser usado tanto por homens quanto por mulheres, principalmente quando o mesmo já é especificado no convite. Mas aqui em Milão por exemplo, mesmo quando esse traje não é informado de forma precisa, alguns locais esperam que você saiba a roupa adequada e inclusive te impedem de entrar se você não estiver de acordo. Portanto, vou correlacionar brevemente os trajes a determinados tipos de evento, para que vocês saibam identificar o traje apropriado para cada local.

Às vezes os diversos nomes que existem para especificar um mesmo traje que acabam confundindo, então abaixo você também pode conferir essas variações. Seguimos do MAIS formal, para o MENOS formal:

1) White Tie | Casaca | Ultra-formal | Cerimônia comprido | Cravate Blanche:

Você recebeu um convite da Rainha da Inglaterra para um evento no Palácio de Buckingham, tirou foto do convite pra postar no Instagram para causar a inveja nas inimigas, botou até a hashtag #BeijinhoNoOmbro, mas não sabe o que usar? Vá de White Tie. Esse é o traje mais formal de todos, acima inclusive do Black Tie que iremos falar a seguir, e que muitos acham que está no topo do Dress code.

Eventos: jantares com chefes de Estado, cerimônias protocolares, cerimônia do Prêmio Nobel. (O Oscar, por etiqueta, deveria ser inserido aqui também, mas… já virou uma bagunça)

Homens: Fraque preto, camisa branca lisa com ponta de colarinho quebrada, colete branco, gravata borboleta branca amarrada pela própria pessoa, calças compridas completas, e sapatos de couro brilhante. Opcionalmente, pode-se usar cartola preta de seda, chapéu de ópera dobrável, luvas brancas de camurça, suspesórios, relógios de bolso, lenço branco, e sobretudo.

Mulheres: vestidos finos de comprimento a partir do tornozelo e com cores clássicas, clutch, joias vintage ou couture, saltos preferencialmente agulha ( entre 7 e 12 cm). Opcionais são: luvas ópera brancas ou combinando com o vestido, tiara, casaco de pele.

2) Black Tie | Gala | À rigor | Formal | Tenue de Soirée:

Na verdade, em Black Tie existem três variações: Black Tie, Black Tie Optional/ Black Tie invited, e Creative Black Tie/ Black Tie Festive.

Eventos: noites de gala, bailes, grandes premiações, recepções formais de casamento, eventos luxuosos e sofisticados.

Homens: No Black Tie, homens devem usar Smoking completo, gravata borboleta preta, camisa branca de pala pregueada e com abotoaduras, e faixa de cetim. Opcionalmente, podem usar suspesórios. Já no Black Tie Optional, os homens podem optar por um terno escuro, camisa branca e uma gravata conservadora. E no Creative Black Tie, Smoking, camisa preta, e sem gravata se preferir. Sapatos sempre verniz, ou de couro normal muito bem lustrados.

Mulheres: Deverão usar necessáriamente vestidos quando Black Tie Formal, que não podem ser substituidos por um look de duas peças. Dependendo do horário do evento, é aceitável vestidos a partir de 5 cm acima do joelho, mas é preferível os longos. Carteiras e bolsas pequenas, joias ou bijuterias extremamente finas. No Black Tie Optional, as mulheres podem usar vestidos de cocktail, e no Creative Black Tie podem optar por calças de Smoking feminina, mas sempre de salto alto.

3) Informal | Semi-Formal | Passeio Completo | Social

Errôneamente muitas vezes chamado de Formal, que na verdade se refere ao Black Tie tradicional, o traje mais conhecido como Passeio Completo e Social na verdade é dividido em duas categorias: After Five e Business Formal.

Eventos: jantares, coquetéis, óperas, casamentos, comemorações oficiais, festas sofisticadas de 15 anos, bodas.

Homens: Meias, sapato e cinto obrigatoriamente pretos, sendo os calçados de couro e sola de madeira, ternos completos compostos por calça social e paletó abotoado não necessariamente das mesmas cores, camisa social de manga comprida e lisa, e gravata. Hoje em dia, o colete é dispensável. Para os homens, After Five ou Business Formal, o dress code é o mesmo.

Mulheres: Para mulheres, no After Five, se dispensa os vestidos longos, e indica o uso de vestidos de cocktail. Os sapatos podem ser tanto os com saltos quanto os mais baixos, mas ainda assim com uma sofisticação condizente com a roupa e com o evento. No Business Formal, indica-se o uso de terninhos, ou vestidos sob-medida, com um look mais condizente com negócios.

4) Cocktail Attire | Cocktail Wear | Passeio | Esporte Fino | Alto Esporte | Tenue De Ville

Chamado popularmente de Esporte Fino, você ainda terá que se conter para apelar para o jeans nesse traje que não obriga tanta formalidade, mas também não abre mão da elegância. Muitas pessoas acreditam que no traje Passeio já é permitido o uso do jeans por ser um pouco mais informal, e até mesmo alguns blogs de moda divulgam isso, mas ainda não é. E inclusive, por isso, alguns desavisados costumam ser impedidos de entrar em determinadas boates de Milão.

Eventos: Almoços, teatro, festas de 15 anos, eventos culturais, inaugurações, e boates sofisticadas.

Homens: Calça social, blusa social (coloridas, com riscas, listras finas, ou xadrez miúdo), camisa lisa se usada com blazer, e sapatos. As meias pretas e a gravata já não são mais obrigatórias.

Mulheres: Look em duas peças, vestidos, túnicas, tailleurs, terninhos. Bolsas um pouco maiores do que nos trajes anteriores são permitidas. Saltos, sandálias e sapatos baixos condizentes com o restante do traje. Roupas um pouco mais discretas, com um pouco menos de brilho, do que o look anterior after five permite.

5) Casual | Esporte | Esporte Casual

Agora você pode usar o seu jeans, mas escolha de acordo com a ocasião! Eventos mais formais, à noite, mas que não chegam a ocupar a formalidade do traje passeio, pedem jeans mais escuros, mais trabalhados por exemplo. Camisas de time, e tênis esportivos demais ainda ficam proíbidos, não é porque esse traje recebe o nome de “Esporte” que virou também um oba-oba. O traje é Esporte, mas o look não temático. Dentro dessa categoria existem inúmeras divisões, entre elas: Casual Chic, Business Casual, Smart Casual,… Mas o importante mesmo, é adequar a casualidade ao evento. Em um churrasco da empresa por exemplo, evita-se shorts curtos e blusas muito decotadas.

Eventos: Churrascos, festas infantis, almoços informais, exposições,…

Homens: Camisas, pólos, calça jeans, bermudas no estilo “cargo”, tênis despojado ou no estilo low profile, sapatênis. No frio, use blazers, casacos de lã, suéters, ou jaquetas.

Mulheres: Shorts, bermudas, sapatilhas, blusas e vestidos de alcinha, suéter, saias, rasteiras, botas, e tênis (assim como falei no caso dos homens, não os esportivos que você usa para malhar).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s