Moschino e um consumismo acéfalo

Em fevereiro deste ano, Jeremy Scott lançou a sua primeira coleção a frente da Moschino. Particulamente não costumo apreciar as criações dele, porém, tenho que admitir: ele foi genial em sua última coleção. Não porque o produto está sendo vendido, está aparecendo na maioria dos blogs de “Moda”, nacionais ou internacionais. Mas sim porque ele está fazendo muita gente nesse meio de trouxa.  As pessoas infelizmente tem o costume de não avaliar bem o que compram. Apenas compram. Compram porque viu aquela blogueira que na verdade nada entende do assunto falar que é legal. Compram porque viu nas semanas de moda, porque viu na revista, porque é de marca, porque é caro.

Primeiro: sair por aí fantasiada de embalagem de batatas fritas do McDonalds não é legal.

Segundo: pagar caro pra sair fantasiada de embalagem de batatas fritas agrava a situação.

Terceiro: Jeremy Scott inseriu a imagem do fast food mais criticado em relação a qualidade de seus alimentos e influenciador da obesidade nos Estados Unidos, em um meio onde frequentemente se vive a ditadura da magreza.

Entre os modelos apresentados ao longo do desfile, além dos que foram inspirados no McDonalds, vemos embalagens de outras guloseimas, e este a seguir que faz referência a informações nutricionais. Reparem ao longo da estampa o quanto a palavra “Fat” (gordura/gordo) aparece:

Bom, então pra galera da “Moda” que apenas consome, e aplaude qualquer coleção de grife sem entendê-la, eu vou explicar: Jeremy Scott  fez uma crítica em sua coleção ao desenvolve-la em cima do logotipo do McDonalds. Uma crítica ao fast food também, mas principalmente ao consumismo, onde as pessoas apenas consomem sem se identificar com o produto. Garotas que vivem contando cada caloria, que sequer passam na frente de uma rede de fast food, muitas que sofrem de bulimia… Usando uma capinha de Iphone que faz referência ao McDonalds.  Porém, assim como as pessoas compram a magreza das revistas, compram também qualquer produto que supostamente gera um “status”, ainda que as duas ideias sejam paradoxais.

Você fashionista, blogueira, celebridade, ou apenas uma leitora dessas revistas de Moda e beleza que vive o ano todo em dieta, faz lipoaspiração, não sai da academia, e compra um produto da Moschinho da última coleção porque é Moschino… A crítica é você. Isso significa basicamente que você anda saindo por aí vestida de palhaça,  não só por parecer uma embalagem ambulante do McDonalds, mas porque você está comprando um produto com o qual você não se identifica. Ou talvez não se identifique com as modelos magérrimas, mas continua comprando as duas ideias.

Complementando essa interpretação da coleção, apresento a vocês a outra linha que ele seguiu ao longo do mesmo desfile: o dourado (que representa riqueza, dinheiro…) em evidência principalmente através da quantidade exagerada de colares. Uma retratação do consumismo, do poder de compra, e da compra desenfreada.

O melhor é que a crítica é TÃO ÓBVIA, e eu não vi nenhuma revista ou site  de Moda mencionar (se alguém conhecer, me mande o link), que na mesma coleção baseada no McDonalds… vemos:

Tcharan!! O Bob Esponja!

(e caso até hoje alguém ainda não tenha percebido, é uma esponja de limpeza…que absorve!)

Pois é… Esse é o Jeremy Scott rindo do mundo Fashion.

Pra finalizar, uma dica repassada a mim pela minha amiga Jéssica Duarte, também estudante de Moda: Blogueira Shame

Anúncios

6 pensamentos sobre “Moschino e um consumismo acéfalo

  1. Eu tive a mesma percepção quando vi a coleção, mas não tinha noção de que as pessoas a estavam consumindo como se não houvesse amanhã até começar a ver pipocar nos blogs mundiais!! Uma colega de trabalho pagou 90 dólares por uma capinha de celular macdonalds/moschino… e não tem coragem de usar pq depois de todos os meus argumentos, que são bem parecidos com os seus, ela chegou a conclusão que é ridículo… Agora, mais fantástica do que os motivos do McDonalds, é essa estampa do Bob Esponja! Es-pon-ja! ESPONJA minha gente!! hahahah Adorei!

    • Isso é fruto da influência das bloguetes. Se você reparar, as maiores blogueiras nacionais e internacionais, não tem formação ou qualquer atuação em moda antes de se projetarem como fashion bloggers.

      Eu recebi há cerca de um mês aqui em casa, uma amiga minha brasileira que também veio estudar Moda aqui na Itália. Nós duas já tinhamos essa mesma impressão de que havia algo por trás dessa coleção, e quando paramos pra debater e analisar, ficou bem óbvio. O Bob Esponja é o único elemento que sai do contexto… Tiveram modelos também inspirados nas embalagens de chocolates da Hershey’s, mas a imagem do Bob Esponja destoa, e caracteriza esse sentido à coleção.

      Dê uma olhada, se já não conhece, no Blogueira Shame que eu indiquei ao final. É a maior prova de que quem escreve sobre moda hoje em dia, não entende absolutamente de nada.

  2. Novamente achei sua percepção muito boa !!! Eu já tinha visto em vários blogs esta coleção e tinha achado rídiculo, pessoas fantasiadas de Mc…mas não tinha pesquisado para ver do que se tratava. Achei muito estranho e só agora através do seu texto entendi. É lamentável ver blogueiras e outras pessoas consumindo este tipo de produto, sem ao menos ter noção do que ser trata.
    Já adicionei seu blog nos meus favoritos. Abraço.

    • Raquel, muito obrigada!! 🙂

      Eu também pesquisei e não encontrei nada. Apenas pessoas repassando a notícia de que teve o desfile, e depois bloguetes e fashionistas postando produtos dessa coleção.

      Está faltando um senso crítico nos blogs de Moda, a capacidade de raciocinar. Apenas leem, reproduzem, e elogiam todos os desfiles das principais semanas de moda, pra teoricamente não errarem em qualquer informação repassada.

      Eu demorei 2 meses pra formar a minha ideia e escrever esse post, analisei a coleção, debati MUITO com uma amiga minha que está aqui na Itália também estudando Moda, pesquisei pra ver o que as pessoas estavam falando… E simplesmente ninguém opinou. Foram pelo caminho mais facil: reproduziram.

      Bom, obrigada mais uma vez! Por favoritar também… me esforçarei pra manter um conteúdo diferente, mais crítico aqui por aqui.

      Beijos!

  3. Gostei muito do seu post e da avaliação da coleção.
    Não manjo nada de moda e seus conceitos mas achei bizarro as pessoas andarem com uma bolsa que carrega o logo do MC. Tá explicado!
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s